CAMPO MOURÃO - Domingo, 20 de Abril de 2014
Vestibular acaba e tema de redação surpreende candidatos da Fecilcam
| 26/11/2013 08:04
Nesta segunda-feira, 25, os candidatos do vestibular de verão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus Campo Mourão, resolveram as questões da prova de formação específica. No total, foram 45 questões divididas entre Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira – inglês ou espanhol. Além disso, foi o dia para a produção textual.

A cantora Anitta foi o destaque entre as provas. Pelo menos algumas das questões de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, bem como a redação tiveram como base textos que tratam da funkeira, sobretudo, apresentam reflexões sobre as possíveis transformações ocasionadas pelo marketing e o mercado da música. Alguns dos apontamentos aborda, por exemplo, as transformações estéticas como uma espécie de adaptação a um padrão pré-determinado.

Na comparação entre os dias de prova, as candidatas ao curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, Kamila Haruka e Ana Paula Mendes, concordaram que a prova de formação geral estava mais fácil.

A candidata de Administração, Maria Gabriela Dreto, considerou a prova de matemática como a mais difícil e apontou que a prova do segundo dia foi cansativa. “Tinha muito texto. No segundo dia as questões deveriam ser menores”, sugeriu.

O coordenador geral, professor Marcos Bovo, encerra o processo seletivo otimista reforçando que ocorreu tudo dentro da normalidade. “Os candidatos mantiveram a pontualidade do dia anterior, não houve problemas com documentos e a resolução das provas, aparentemente, também ocorreu com tranquilidade. Também vale destacar o empenho de toda a equipe envolvida com o concurso como a comissão do vestibular, os fiscais e os elaboradores de provas”, completa.

Produção textual – A proposta de redação exigia dos inscritos a produção de uma carta do leitor, com até 18 linhas. Os vestibulandos precisavam emitir uma opinião sobre a temática evidenciada no texto de base o que para muitos foi inusitado.

Maria Gabriela disse que o tema foi algo inimaginável. Kamila avaliou como diferente. “Imaginei que fosse algo relacionado à política”, disse. Já Ana Paula, esperava que as manifestações populares que aconteceram no país fossem o assunto principal.

Resultado – O vestibular de verão recebeu 1.300 inscritos os quais foram registrados 9% de ausência. A instituição oferta 295 vagas para dez cursos de graduação. O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro e as matrículas dos aprovados em primeira chamada serão entre os dias 8 e 9 de janeiro de 2014.

Gabarito – O gabarito provisório das provas de formação específica está disponível em www.vestibular.fecilcam.br. Os candidatos podem ter acesso às respostas das questões de Geografia, História, Biologia, Matemática, Química e Física.

Segundo a coordenação geral do vestibular, as respostas da prova de formação geral serão divulgadas nesta terça-feira, 25. “Os gabaritos ainda são provisórios, pois após a aplicação das provas analisaremos os apontamentos dos candidatos para possíveis correções”, afirma o professor Marcos Bovo.
Notícias Relacionadas
Comentários
* Comentários com quaisquer forma de insulto não serão publicados.
Título E-mail
Site
Comentário
Total de Comentarios: (2)
Emerson 26 de Novembro - 21:04
Nossa, que ridículo! Desse jeito o povo aprende o que não presta, literalmente.Achei que os desenvolvedores do material teriam um pouco de noção em relação a educação! Saudades de quando o importante era importante.
Rodrigo Petek 26 de Novembro - 11:11
Fiz o vestiba e só posso dizer uma coisa sobre a escolha do tema: PATÉTICO! Será que não haviam questões mais importantes que poderiam ser abordadas? Acho que quem bolou este tema deve ser fã dessa "cantora" e vive assistindo tv aberta, que só passa porcarias.
MAIS LIDAS
AGORA
HOJE
© 2013 Tasabendo.com. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por TDTA Studio Web